Especiarias

 

Existe uma diferença entre especiarias e ervas aromáticas. As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas, enquanto que, as ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.

A fitoterapia pode ser vista como pioneira farmacologia moderna – tal como muitos dos medicamentos modernos são derivados das plantas. Visto assim, incluir sabores herbários na dieta diária pode fazer uma grande diferença na saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infeções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o trato urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.

No entanto, como as ervas aromáticas e especiarias são consumidas em quantidades pequenas em relação a outros alimentos, é um pouco injusto comparar o seu conteúdo nutritivo numa base por refeição. Por exemplo, mesmo que muitas ervas tenham um alto teor de vitamina C, não se chega nada perto das necessidades diárias com um ramo de salsa numa tigela de sopa.